Caio Oshiro

Viola d’Arco
Violino

Natural de São Paulo, Caio Oshiro concluiu o seu Bacharelado em Performance de Viola de Arco em 2009 na Faculdade de Artes Santa Marcelina, a Pós-graduação em Performance (variante viola de arco) na ESART e o Mestrado em Ensino da Música (variante viola de arco e classe de conjunto) também na ESART em 2017. Durante este percurso académico, foi instruído pelos professores Alexandre Razera, Peter Pas e António Pereira.

Como violetista integrou diversas orquestras como a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra de Câmara da USP e a Orquestra Experimental de Repertório; além de colaborar com orquestras como a Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara Portuguesa e a Orquestra Filarmónica Franco-Alemã. Como camerista integrou o Candle Trio e o Quarteto Ethos. Como solista atuou à frente de orquestras como a Orquestra Filarmónica do Humanismo Ikeda e da Orquestra L’Estro Armonico.

Frequentou masterclasses com professores como Ori Kam, Richard Young, Kikuei Ikeda, Rainer Moog, Jessica Bodner, Hartmut Rhode, Jennifer Stumm, Phillippe Aiche, Cristophe Desjardins e Anabela Chaves.

Como docente foi professor em instituições como o Projeto Guri (São Paulo), na Canto Firme de Tomar, no Concervatório de Artes de Loures e atualmente leciona na Escola de Artes do Alentejo Litoral.