Edgar Barbosa

Trompa

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Associação Filarmónica União Lapense com o professor e maestro Acácio Aires da Silva.

Aos 12 anos de idade entrou para a Escola de Música do Conservatório Nacional obtendo o 8º Grau em regime integrado no ano letivo de 2009/2010. Nesta escola teve como professor de trompa Ângelo Caleira. Teve também a oportunidade de trabalhar com os maestros Rui Pinheiro, Délio Gonçalves, Mitchell Fenell, Félix Hauswirth e Jo Conjaerts e Jean Sébasten Béreu.

Aos 18 anos ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no curso de instrumentista de orquestra. Terminou a licenciatura no ano letivo 2013/2014 tendo aulas com os trompistas Abel Pereira e Nuno Vaz. Trabalhou com os maestros Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Evgeny Bushkov, Antoni Ros Marbà, Sebastien Tewinkel e Emilio Pomarico.

Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve como professor Paulo Guerreiro.

Participou em dois Estágios de Orquestra da OJ.COM com os Maestros Rui Massena e Jacomo Bairos.

Participou em várias orquestras: Coral Sinfónico de Portugal, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira e Essemble mpmp.

Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil dirigida pelo maestro Christopher Bochmann, sendo bolseiro por três vezes da Fundação EDP - OSJ.

Neste momento desempenha os cargos de professor de trompa na Escola das Artes do Alentejo Litoral, Conservatório de Música de Mafra e Conservatório de Música e Artes do Centro (Fátima). É membro convidado da Lisbon Film Orchestra dirigida pelo Maestro Nuno Sá. Membro da Orquestra de Cascais e Oeiras dirigida pelo Maestro Nicolay Lalov. Membro da Orquestra Bomtempo (Fátima) dirigida pelo Maestro Cesário Costa. Desempenha as funções de maestro da Banda da Associação Filarmónica União Lapense.