Flautour


FLAUTOUR é uma viagem didática com um tema - a flauta transversal. Ao longo de 5 apresentações diferentes em repertório e temas, irão ser abordados ideias como a construção e história do instrumento, a sua importância para variados povos e a sua utilização na música ao longo dos tempos. De Telemann a Offermans, das Américas ao Japão, está dado o mote para uma experiência nova a bordo do instrumento mais antigo do mundo.

Com o Professor João Vidinha.

4 de Fevereiro em Santiago do Cacém, no Museu Municipal às 10h30
1 de Abril em SInes, no Átrio EAAL às 18h00

  • 06 Abr

    Estágio Sons da Primavera / Concerto Final

    O trabalho desenvolvido pelos alunos participantes no estágio "Sons da Primavera" será apresentado no dia 06 de Abril pelas 21h00 no Colégio Nosssa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.

    04 Mai

    CordoFole

    Dia 4 maio teremos "música sem fronteiras" num concerto com CordoFone, projecto de Catarina Sousa (violino) e Marrlene Mateus (acordeão) que terá Felipe Misch como convidado especial. Será no Átrio da EAAL, pelas 21h00.


    Alinhamento
    :

    • Portugal: Norte a Sul (adaptação por Marlene Mateus)
    • La Foule (Angel Cabral)
    • Valse d’Amelie (Yann Tiersen; arr. Maxim Couillard)
    • Tico Tico (Abreu Zequinha) 
    • Por una cabeza (Carlos Gardel)
    • Oblivion (Astor Piazzolla) c/ Felipe Misch
    • s.v.p. (Astor Piazzolla)
    • La cumparsita (Gerardo Rodriguez)
    • Grândola vila morena (José Afonso)

    Bios

    Catarina Sousa começou a estudar música no ano de inauguração da EAAL e o violino entrou na sua vida para ficar. Durante 13 anos de formação musical, teve a oportunidade de atuar a solo ou em grupo em diversos contextos, desde a abertura do FMM com a orquestra Locomotiva até a um estágio com a Orquestra XXI, na Casa da Música do Porto. Atualmente, multiplica-se entre uma licenciatura (quase terminada) em psicologia em Lisboa e uma necessidade enorme de continuar a fazer música. Nos últimos anos, tem tocado maioritariamente em orquestra, nomeadamente na Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, e regressa frequentemente à EAAL para atuar com a orquestra sinfónica e de cordas. Ademais, atua pontualmente em eventos locais, aventurando-se por repertório diversificado, desde o clássico à música ligeira. 


    Marlene Mateus entrou na escola de música pela primeira vez quando completou 7 anos de idade e até agora o seu companheiro repleto de botões tem estado sempre presente na sua vida. Desdobrando-se entre a música e a engenharia, ao longo dos anos multiplicaram-se as experiências com outros artistas, grupos e associações movendo-se essencialmente entre a música tradicional e varieté. O percurso é igualmente assinalado com a exibição da arte de tocar acordeão em estações de rádio locais e na televisão generalista em Portugal destacando-se a rubrica “Rainha do Acordeão” inserida no programa “Portugal no Coração” - RTP. Até ao momento a acordeonista somou alguns títulos salientando-se o 1º prémio no Festival de Acordeão da Barra Cheia (2002, 2005 e 2006), 1º prémio no Concurso de Acordeão e Guitarra Portuguesa (2016) e foi também Vencedora do Troféu João César (2016 - Portimão). Integrou ainda a Orquestra Sinfónica da EAAL colaborando com a escola em alguns eventos sempre que possível.


    18 Mai

    Encontro de Coros

    Dia 18 de Maio terá lugar mais um encontro de coros da EAAL. Será pelas 18h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sines.