Inês Nunes

Clarinete

Natural de Setúbal, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Em 2002, ingressou no Conservatório Regional de Setúbal, na classe dos professores Jorge Camacho e Fernando Pernas. Em 2006, prosseguiu estudos no Conservatório Metropolitano de Lisboa, na classe do professor Jorge Camacho. No ano de 2013 concluiu a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Professor Nuno Silva. Frequentou o Mestrado em Performance entre os anos de 2013-2015 na Universidade de Évora na classe da Professora Ana Maria Santos. Atualmente encontra-se na fase final do Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Évora, com estágio na Escola de Música do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luís Gomes.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Nuno Silva, Luis Gomes, Rui Martins, Paulo Gaspar (Portugal), Guy Deplus, Paul Meyer, Michael Portal, Dominique Vidal, Etienne Lamaison (França), Karl Leister, Sebastian Manz (Alemanha), Nicolas Cox (Inglaterra), Camilo Irizo, Radovan Cavallin, Juan Ferrer, Javier Balaguer, Josep Fuster, Cristo Barrios (Espanha). Colaborou com a Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de lisboa, Nova Orquestra de Lisboa e Orquestra Clássica do Sul. Trabalhou com os maestros Joana Carneiro, Cesário Costa, Jorge Salgueiro, Pedro Neves, César Viana, Francisco Ferreira, Jean-Marc Burfin, Roberto Pérez, Martin André, John Avery, Mark Heron, Jacob de Haan, Yibin Seow, entre outros. Em Abril de 2019 realizou uma digressão no Brasil com a Orquestra da Foco Musical, dirigida pelo Maestro e Compositor Jorge Salgueiro.

Mantém atividade regular com o grupo “Clarinetes de Santiago” desde o ano de 2015. No ano de 2007 obteve uma menção honrosa no “1º Concurso de solistas do conservatório metropolitano de Lisboa”. No ano de 2011 obteve o 3º prémio na 5ª edição do concurso “Prémio José Augusto Alegria”. No ano de 2013 foi finalista do “1º Concurso Nacional de clarinete Sons de Cabral”, em Belmonte, sendo-lhe atribuída uma menção honrosa. Foi orientadora do naipe de clarinetes na 2ª, 3ª e 4ª edições do Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano. Foi formadora do naipe de clarinetes na IV edição do “Música nas Férias”, organizado pela Filarmónica Recreio de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, Açores.

Atualmente leciona na Escola das Artes do Alentejo Litoral, Escola de Música da Banda Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre e no Centro Infantil de Sines – “A Conchinha”