Ana Duarte

Trompa

Ana Duarte Abrantes Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música da Sociedade Musical Alvarense. Em 1997 ingressou no Conservatório de Música de Águeda, onde concluiu o 5º grau na classe de trompa do professor J. Vidal Santos. Em 2005 concluiu o Curso de Prática Orquestral na Escola Profissional de Música de Espinho na classe do professor Abel Pereira. Em Julho de 2009 concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Abel Pereira. Em Dezembro de 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música, na classe do professor J. Bernardo Silva, na Universidade de Aveiro.

Participou em masterclasses de trompa orientados pelos professores Abel Pereira, Bernardo Silva, Hélder Vales, Paulo Guerreiro, António Costa, Bohdan Sebestik, Hermann Baumann, Froydis Ree Wekre, Jonathan Luxton, John Ryan, Radovan Vlatkovic e Will Sanders.

Colaborou com várias orquestras, tais como: Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra da Madeira, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Pop Portuguesa, Orquestra Alma Mater, Orquestra Municipal de Sintra, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música e a Orquestra Gulbenkian. Colaborou regularmente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Orquestra Sinfónica de Cascais.

Em 2007 ganhou uma Menção Honrosa no concurso Prémio de Jovens Músicos na Categoria de Trompa de nível superior.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2013 e com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras no ano de 2015.

Lecionou trompa no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música Canto Firme, na Academia de Música de Alcobaça, na SAMP, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, no curso profissional do Conservatório de Música e Artes do Dão, no Conservatório de Música de Águeda, na Escola de Artes da Bairrada, na Escola de Artes Performativas da Jobra, no Conservatório de Música D. Dinis, no projeto Orquestra Geração do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Cascais.

Atualmente leciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.