CordoFole



Dia 4 maio teremos "música sem fronteiras" num concerto com CordoFole, projecto de Catarina Sousa (violino) e Marlene Mateus (acordeão) que terá Felipe Misch como convidado especial. Será no Átrio da EAAL, pelas 21h00.


Alinhamento
:

  • Portugal: Norte a Sul (adaptação por Marlene Mateus)
  • La Foule (Angel Cabral)
  • Valse d’Amelie (Yann Tiersen; arr. Maxim Couillard)
  • Tico Tico (Abreu Zequinha) 
  • Por una cabeza (Carlos Gardel)
  • Oblivion (Astor Piazzolla) c/ Felipe Misch
  • s.v.p. (Astor Piazzolla)
  • La cumparsita (Gerardo Rodriguez)
  • Grândola vila morena (José Afonso)

Bios

Catarina Sousa começou a estudar música no ano de inauguração da EAAL e o violino entrou na sua vida para ficar. Durante 13 anos de formação musical, teve a oportunidade de atuar a solo ou em grupo em diversos contextos, desde a abertura do FMM com a orquestra Locomotiva até a um estágio com a Orquestra XXI, na Casa da Música do Porto. Atualmente, multiplica-se entre uma licenciatura (quase terminada) em psicologia em Lisboa e uma necessidade enorme de continuar a fazer música. Nos últimos anos, tem tocado maioritariamente em orquestra, nomeadamente na Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, e regressa frequentemente à EAAL para atuar com a orquestra sinfónica e de cordas. Ademais, atua pontualmente em eventos locais, aventurando-se por repertório diversificado, desde o clássico à música ligeira. 

 

Marlene Mateus entrou na escola de música pela primeira vez quando completou 7 anos de idade e até agora o seu companheiro repleto de botões tem estado sempre presente na sua vida. Desdobrando-se entre a música e a engenharia, ao longo dos anos multiplicaram-se as experiências com outros artistas, grupos e associações movendo-se essencialmente entre a música tradicional e varieté. O percurso é igualmente assinalado com a exibição da arte de tocar acordeão em estações de rádio locais e na televisão generalista em Portugal destacando-se a rubrica “Rainha do Acordeão” inserida no programa “Portugal no Coração” - RTP. Até ao momento a acordeonista somou alguns títulos salientando-se o 1º prémio no Festival de Acordeão da Barra Cheia (2002, 2005 e 2006), 1º prémio no Concurso de Acordeão e Guitarra Portuguesa (2016) e foi também Vencedora do Troféu João César (2016 - Portimão). Integrou ainda a Orquestra Sinfónica da EAAL colaborando com a escola em alguns eventos sempre que possível