Daniela Ruivo

Saxofone
Classe de Conjunto


Daniela Alexandra de Matos Ruivo nasceu no dia 25 de novembro de 1994 em Almada e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

No ano de 2005 é admitida na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde obtém o seu 1º grau com a professora Rita Nunes.

Posteriormente, muda-se para o Conservatório Regional de Setúbal onde conclui o 7º grau no curso supletivo de instrumento entre os anos 2006 e 2012. Em setembro do ano de 2012 entra para o curso livre do Conservatório da Escola Profissional Metropolitana, até ao final do ano letivo em questão, com o professor Hélder Madureira.

Obtém o 3º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, na categoria júnior, em Oliveira de Azeméis no ano de 2013.

Em 2016 termina a sua licenciatura no ramo de interpretação, variante saxofone, no Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora sob a orientação do professor José Massarrão. Frequentou masterclasses de saxofone com Jean-Marie Londeix (França), Arno Bornkamp (Amsterdão), Alfonso Padilla (Espanha), Alberto Roque (Portugal), Antonio Felipe Belijar (Espanha) e Tomás Jerez Munera (Espanha).

Colaborou com vários agrupamentos como a orquestra de sopros do II, III e IV Estágio de Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Orquestra de Sopros do Estágio Nacional de Orquestra de Sopros - Portel, Orquestra Sinfónica do IX Estágio de Banda Sinfónica da Covilhã, Orquestra Ligeira da Cruz de Pau, Ensemble de Saxofones da Metropolitana, Orquestra Nacional de Sopros, Orquestra de Sopros da Universidade de Évora e Orquestra Clássica da Universidade de Évora.

Na presente data encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino da Música no Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora sob a orientação do professor Mário Marques.

Leciona na Escola das Artes do Alentejo Litoral e no Conservatório Regional de Setúbal.