Flávio Bolieiro

Acordeão

Nasceu a 29 de novembro de 1993. Entrou no mundo da música aos 12 anos na Sociedade Filarmónica Cartaxense. Em 2008 ingressou no Conservatório de Música de Santarém no Curso Supletivo de Acordeão com o Professor Vítor Mira, e no ano letivo de 2015/2016 termina o mesmo com média de 17 valores. Em Maio de 2016 participa na XXª Semana Internacional do Acordeão em Alcobaça onde faz uma Masterclass de Acordeão com o Professor Frank Angelis e participa no 21º TROFÉU NACIONAL / 2º CONCURSO INTERNACIONAL DE ACORDEÃO "Alcobaça 2016", obtendo o 3ºlugar na Categoria “Prémio Vitorino Matono”. Em Junho participa no 1ºCONCURSO DE ACORDEÃO E GUITARRA PORTUGUESA DE SANTARÉM, onde obteve o 3º lugar na Categoria Sénior Concerto.

Coreografou a dança tradicional portuguesa ”Fandango”, e ensaiou a mesma com 8 alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional em conjunto com os Professores de Dança, José Luís Vieira e Suzana Nunes para participar num dos mais conceituados concursos de Dança TANZOLYMP – XVII INTERNATIONAL DANCE FESTIVAL, onde obteve a Medalha de Prata - 2º lugar.

Numa parceria com a Professora Suzana Nunes e o Estúdio de Dança de Carnaxide, onde coreografou e musicou, ganhou o 1º Prémio no ALL DANCE PORTUGAL 2022, na categoria de Danças Étnicas - Nazaré e o 1º Prémio no ALL DANCE PORTUGAL 2023, na categoria de Danças Étnicas - Ribatejo.

Instituiu o I Concurso Interno do Departamento de Teclas do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, onde obteve 4 alunos premiados (1º, 2º, 3º lugares e Menção Honrosa).

Em 2022 torna-se o coordenador do Concurso Nacional de Acordeão e Guitarra Portuguesa de Santarém, organizado pelo Conservatório de Música de Santarém. Tem realizado várias Masterclasses de Acordeão com professores de renome, como, Paulo Jorge Ferreira, Vítor Mira, Gonçalo Pescada, Ludo Marïen, Friedrich Lips, Vladimir Zubitsky e Frank Angelis. Mas também Masterclasses de Direção de Coro e Orquestra, com os professores Miguel Dinis e Hugo do Rosário.

Em 2021 terminou a licenciatura em Acordeão na Universidade de Évora, sendo o primeiro aluno licenciado em Acordeão desta Universidade. Como a procura pelo conhecimento mantém-se sempre ativa, encontra-se aguardar data de defesa de tese de Mestrado em Ensino de Música da mesma Universidade.

Atualmente, integra sete projetos artísticos, incluindo o grupo “Nossas Danças”, como Membro Fundador, Compositor, Bailarino e Ator. Iniciou a sua profissão como professor de Acordeão na Sociedade Filarmónica Alpiarcense entre 2014 e 2020, lecionou na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional entre 2018 e 2020, no Conservatório de Música de Loulé em 2021 e no Conservatório de Música de Santarém entre 2019 e 2023.

Atualmente, assumiu a Direção Pedagógica e desde 2021, leciona as disciplinas de Acordeão e Classe de Conjunto na Escola das Artes do Alentejo Litoral.