João Vidinha

Flauta Transversal

João Vidinha nasceu em Portugal, onde começou a tocar flauta na Fundação Musical dos Amigos das Crianças com Anthony Pringsheim. Continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com o mesmo professor e, após aulas privadas com Katharine Rawdon, foi estudar para o Conservatorium van Amsterdam (CvA) com Marieke Schneemann, onde acabou o seu Mestrado em Música em 2010. Em 2016 terminou o Mestrado em Ensino da Música na ESML.

Participou em Masterclasses por Emily Beynon, Kersten McCall, Jed Wentz, Wil Offermans, András Adórjan, Vincent Cortvrint, Jaime Martín, Carin Levine, Irmela Bossler, Félix Renggli e Carlos Bruneel.

Durante os seus estudos, tornou-se um experiente executante em orquestra: Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica de Cascais, Orquestra Sinfónica Juvenil, RBO Sinfonia, Amsterdam Symphony Orchestra, CvA-Symphony Orchestra, VU-Orchestra, LSKO Collegium Musicum e música de câmara, com o Zephyros Woodwind Quintet.

Iniciou a editora internacional Scherzo Editions em 2013, e a Arpejo Editora em 2019 com material didático em português.