Mikhail Arutyunyan

Violino / Viola d' Arco

Mikhail Arutyunyan nasceu em S. Petersburgo (Russia), em 1988. Iniciou os estudos de violino aos quatro anos, guiado pelos pais. Em 1995, a família muda para Portugal onde ingressa na Escola Profissional de Viana do Castelo, na classe de Sergey Arutyunyan, que termina em 2007, com classificação máxima. De 2008 a 2012, beneficiando de uma bolsa da Huygens Fundation (Holanda) estudou no Conservatorium Maastricht, na classe de Boris Belkin, frequentando ao mesmo tempo os cursos de verão da Accadema Chiggiana di Siena (Itália) com o mesmo professor. Frequentou ainda masterclasses com Zakhar Bron, Sergey Kravchenko, Ilya Grubert, Alexey Mikhlin, Evelio Telles, entre outros.

 Participou também em alguns concursos, tendo ganho o Concurso David Russel (Vigo), Concurso Internacional da Cidade de Fundão, e Concurso de Alto Minho. Recebeu também o segundo prémio no Concurso Jovens Músicos da RDP.

 No que respeita a experiência orquestral:

  • Jeunesses Musicales World Orchestra, tendo realizado tournées com concertos na Konzerthaus Wien (Austria), Berlin Philharmoniker Hall (Germany), Teatro Monumentale de Madrid (Spain), Kurhaus (Den Hague, Netherlands).
  • Orquestra APROARTE (da qual foi concertino em 2007), com Misha Maisky, Boris Berezovski, Nelson Freire, Boris Belkin.
  • Beziérs Musiké Ensemble sob a direcção de Jean-Bernard Pommier, com as solistas Katia e Marie Labeque.
  • Nos anos 2012-2013 seguiu um practikum na Rheinische Philharmonie Staatsorchester em Koblenz (Alemanha), sob a direcção do maestro Daniel Raiskin.

Presentemente, reside em Portugal. Exerce o cargo de professor de violino e viola na Escola das Artes de Alentejo Litoral, e colabora com várias orquestras e ensembles como concertista.