MUSICOTERAPIA
EXPLORAR A MÚSICA - PARA CRIANÇAS E JOVENS EM CONTEXTO ESCOLAR
Objetivos: estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional da criança/jovem (6 aos 18 anos) de forma a aumentar as capacidades de aprendizagem, socialização e bem-estar.
SPA MUSICAL PARA MULHERES
Um espaço confortável e privado para:
> Redução do stress e ansiedade
> Relaxamento
> Expressão de emoções
> Aprendizagem de técnicas para melhorar o bem-estar para aplicar no dia-a-dia
> Conexão consigo mesma
OFICINA DE ESTIMULAÇÃO MUSICAL PRÉ-NATAL
Sessões semanais com os seguintes objectivos:
- Reduzir o stress e ansiedade
- Aprender técnicas de relaxamento
- Banho sonoro
- Massagem vibracional
- Partilha entre mães as as suas preocupações e aprendizagens
- Criação de canção de embalar para o bebé
- Promover a vinculação mãe-bebé e mãe-pai-bebé
UM DÓ LI TÁ - PARA PAIS E BEBÉS
O primeiro sentido adquirido pelo bebé no ventre materno é a audição. A partir daí o bebé vai começar a ter contacto com o mundo exterior que ainda não conhece. Através das vibrações que consegue sentir, dos sons do corpo da mãe, e dos sons do exterior. É durante a gravidez que a comunicação pais-filhos tem início, sempre mergulhada em sonoridades e ritmos constantes, como por exemplo, o coração e movimentos respiratórios da mãe. E é ainda durante a gravidez que se inicia a vinculação dos pais com o bebé por nascer.
Tendo o bebé uma relação com o mundo dos sons desde tão cedo, é muito importante continuar a desenvolver este estímulo após o nascimento. A música potencia nos bebés as suas capacidades intelectuais, estimula o seu desenvolvimento equilibrado, e estreita a relação entre pais e filhos.
Nas sessões de música para pais e bebés, está presente a estimulação dos sentidos - audição, visão e tato - que, para além de estimularem o desenvolvimento psicomotor do bebé, constituem também uma forma maravilhosa de reforçar a ligação natural pais-bebés.
Nestas sessões os bebés e os pais terão a oportunidade de explorar sonoridades, feitas através de vocalizações espontâneas, de instrumentos musicais e outros objectos, ao mesmo tempo que se promove a comunicação e a interacção mãe/pai-bebé, facilitando assim o processo de vinculação, tão importante ao crescimento e desenvolvimento das crianças.
SESSÕES DE ESTIMULAÇÃO SONORA E MUSICAL PARA PAIS E BEBÉS
O primeiro sentido adquirido pelo bebé no ventre materno é a audição. A partir daí o bebé vai começar a ter contacto com o mundo exterior que ainda não conhece. Através das vibrações que consegue sentir, dos sons do corpo da mãe, e dos sons do exterior. É durante a gravidez que a comunicação pais-filhos tem início, sempre mergulhada em sonoridades e ritmos constantes, como por exemplo, o coração e movimentos respiratórios da mãe. E é ainda durante a gravidez que se inicia a vinculação dos pais com o bebé por nascer.
Tendo o bebé uma relação com o mundo dos sons desde tão cedo, é muito importante continuar a desenvolver este estímulo após o nascimento. A música potencia nos bebés as suas capacidades intelectuais, estimula o seu desenvolvimento equilibrado, e estreita a relação entre pais e filhos.
Nas sessões de música para pais e bebés, está presente a estimulação dos sentidos - audição, visão e tato - que, para além de estimularem o desenvolvimento psicomotor do bebé, constituem também uma forma maravilhosa de reforçar a ligação natural pais-bebés.
Nestas sessões os bebés e os pais terão a oportunidade de explorar sonoridades, feitas através de vocalizações espontâneas, de instrumentos musicais e outros objectos, ao mesmo tempo que se promove a comunicação e a interacção mãe/pai-bebé, facilitando assim o processo de vinculação, tão importante ao crescimento e desenvolvimento das crianças.
MUSICOTERAPIA CLÍNICA
Sessões individuais com objectivos específicos tendo em conta as necessidades de cada pessoa. É um processo terapêutico que pode ser pontual ou semanal, através de técnicas utilizando a música e o som e a interação com o Musicoterapeuta.
A Musicoterapia pode ajudar pessoas que procuram melhorar o seu bem-estar como em situações mais específicas:
> Dificuldades de aprendizagem
> Problemas de comportamento e hiperatividade
> Autismo , deficiências físicas, mentais e sensoriais (visual e auditiva)
> Depressão crónica ou reativa a uma situação pontual
> Patologias neuro-degenerativas (ex: Parkinson, demências)
> Estados de stress e ansiedade (entre outros).