CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA

O Curso Secundário de Música é certificado pelo Ministério de Educação, e tem a duração de três anos (6º ao 8º grau = 10º ao 12º ano de escolaridade).

Os alunos podem frequentar o curso básico na EAAL nos seguintes regimes:

Supletivo comparticipado*
O aluno pode frequentar qualquer uma das disciplinas do plano de estudos, desde que exista vaga do financiamento. O mesmo não deverá ter mais do que 18 ano, a 31 de Agosto do ano letivo anterior àquele a que se matricula.

Supletivo não comparticipado*
O aluno pode ter um desfasamento de até dois anos em relação à escola regular. Curso não comparticipado

*  Ambos carecem do pagamento de uma propina
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ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO SECUNDÁRIO – REGIME ARTICULADO E SUPLETIVO

As disciplinas obrigatórias para os alunos inscritos no ensino secundário (10º, 11º e 12º ano) são decretadas pela Portaria nº 229-A/2018 de 14 de Agosto.
Tendo em consideração o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho vem atualizar o currículo do ensino secundário.

Carga Letiva Semanal  10º ano / 6º grau

Formação Musical - 90 m*
Classe de Conjunto - 135m*
Classe de Conjunto / Coro - 45m*
Instrumento - 90m
História e Cultura das Artes 135m*
Análise e Técnicas de Composição - 135m*

Total semanal*** - 675m*


Carga Letiva Semanal  
11º ano / 7º grau . 12º ano / 8º grau

Formação Musical - 90 m*
Classe de Conjunto - 135m*
Classe de Conjunto / Coro - 45m*
Instrumento - 90m
História e Cultura das Artes 135m*
Análise e Técnicas de Composição - 135m*
Disciplina de Opção: Baixo Contínuo; Acompanhamento e Improvisação; Instrumento de Tecla - 45m*

Total semanal*** - 630m


A distribuição da carga horária estre as duas disciplinas é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino” – Anexo II - da Portaria Nº 229-A/2018 de 14 de Agosto
*Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho

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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


FORMAÇÃO MUSICAL

Capacidades e Competências: 40% (teste escrito - 20% / teste oral - 20%)
Atitudes e Valores: 60% (atitudes e valores : 20% / desempenho em aula: 25% / trabalhos de casa: 15%)


INSTRUMENTO

Capacidades e Competências: 40% (p.a.c. - prova de avaliação de conhecimentos: 25% / audição: 15%)
Atitudes e Valores: 60% (atitudes e valores : 10% / desempenho em aula: 25% / trabalhos de casa: 25%)


CLASSE CONJUNTO

Capacidades e Competências: 35% (p.a.c. - prova de avaliação de conhecimentos: 20% / audição: 15%)
Atitudes e Valores: 65% (atitudes e valores: 20% / desempenho em aula individua: 30% /  desempenho em aula individual: 15%


ANÁLISE E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO (Cotações de 0 a 20 Valores)

Capacidades e Competências: Avaliação contínua 30% / Avaliação periódica formal (testes e/ou trabalhos formais) 50% / Portfólio 20%

Aquisição de competências essenciais e específicas; Domínio dos conteúdos programáticos; Aplicação de conhecimentos a novas situações; Evolução na aprendizagem; Hábitos de estudo;

Avaliação: Participação nas aulas; Acompanhamento fora das aulas dos conteúdos programáticos; Capacidade de comentar a audição de obras musicais ; Progressão na aprendizagem; Testes e/ou trabalhos escritos / práticos (número e estrutura a definir pelo rofessor em função da individualidade de cada turma e dos conteúdos específicos leccionados em cada período, que devem igualmente ser adaptados ao progresso da turma, verificado no decurso das actividades lectivas); Construção de Portfólio de Trabalhos escritos.

Atitudes e Valores: Observação Direta - 10% 

Desenvolvimento do sentido de responsabilidade e autonomia; Desenvolvimento do espírito de tolerância, de seriedade, de cooperação e de solidariedade; Manifestação de hábitos de trabalho

Avaliação: Assiduidade e pontualidade; Apresentação do material necessário à aula; Interesse e empenho; Cumprimento das tarefas propostas; Participação nas actividades da escola, dentro e fora da sala de aula


HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES (Cotações de 0 a 20 Valores)

Capacidades e Competências: Avaliação contínua 40% / Avaliação periódica formal (testes e/ou trabalhos formais) 50%

Aquisição de competências essenciais e específicas; Domínio dos conteúdos programáticos; Aplicação de conhecimentos a novas situações; Evolução na aprendizagem; Hábitos de estudo;

Avaliação: Participação nas aulas; Acompanhamento fora das aulas dos conteúdos programáticos; Capacidade de comentar a audição de obras musicais ; Progressão na aprendizagem; Testes e/ou trabalhos escritos / práticos (número e estrutura a definir pelo rofessor em função da individualidade de cada turma e dos conteúdos específicos leccionados em cada período, que devem igualmente ser adaptados ao progresso da turma, verificado no decurso das actividades lectivas); Construção de Portfólio de Trabalhos escritos.

Atitudes e Valores: Observação Direta - 10% 

Desenvolvimento do sentido de responsabilidade e autonomia; Desenvolvimento do espírito de tolerância, de seriedade, de cooperação e de solidariedade; Manifestação de hábitos de trabalho

Avaliação: Assiduidade e pontualidade; Apresentação do material necessário à aula; Interesse e empenho; Cumprimento das tarefas propostas; Participação nas actividades da escola, dentro e fora da sala de aula

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ADMISSÃO

O aluno deverá realizar uma prova de admissão antes de efetivar a matrícula e a inscrição na Escola.

1) As provas de admissão são elaboradas pela Escola.
2) A matriz da prova (objetivos, conteúdos, estrutura e respetivas cotações e critérios de correção) será aprovada em Conselho Pedagógico até 15 de Maio de cada ano.
3) Na disciplina de Formação Musical o exame ou prova terá duas partes obrigatórias: escrita e oral.