MUSICOTERAPIA

Na vertente de Musicoterapia, a EAAL dispõe de várias valências.


MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS E JOVENS EM CONTEXTO ESCOLAR
 

Objetivos: estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional da criança/jovem (6 aos 16 anos) de forma a aumentar as capacidades de aprendizagem, socialização e bem-estar.

MUSICOTERAPIA PARA MULHERES

Um espaço confortável e privado para:

> Redução do stress e ansiedade
> Relaxamento
> Expressão de emoções
> Aprendizagem de técnicas para melhorar o bem-estar para aplicar no dia-a-dia
> Conexão consigo mesma

SESSÕES DE RELAXAMENTO À HORA DO ALMOCO

As Sessões de Relaxamento à Hora do Almoço são sessões experimentais onde se pratica várias técnicas de relaxamento vindas da Musicoterapia.

As pessoas que praticam o relaxamento sentem uma melhoria no seu bem-estar geral. Podem sentir uma diminuição significativa da ansiedade, aumento da sua capacidade intelectual, e obter mais recursos emocionais para lidar com os desafios do dia-a-dia, entre outras.

OFICINA DE ESTIMULAÇÃO MUSICAL PRÉ-NATAL

Sessões semanais com os seguintes objectivos:

- Reduzir o stress e ansiedade
- Aprender técnicas de relaxamento
- Banho sonoro
- Massagem vibracional
- Partilha entre mães as as suas preocupações e aprendizagens
- Criação de canção de embalar para o bebé
- Promover a vinculação mãe-bebé e mãe-pai-bebé

SESSÕES DE ESTIMULAÇÃO SONORA E MUSICAL PARA PAIS E BEBÉS

O primeiro sentido adquirido pelo bebé no ventre materno é a audição. A partir daí o bebé vai começar a ter contacto com o mundo exterior que ainda não conhece. Através das vibrações que consegue sentir, dos sons do corpo da mãe, e dos sons do exterior. É durante a gravidez que a comunicação pais-filhos tem início, sempre mergulhada em sonoridades e ritmos constantes, como por exemplo, o coração e movimentos respiratórios da mãe. E é ainda durante a gravidez que se inicia a vinculação dos pais com o bebé por nascer.

Tendo o bebé uma relação com o mundo dos sons desde tão cedo, é muito importante continuar a desenvolver este estímulo após o nascimento. A música potencia nos bebés as suas capacidades intelectuais, estimula o seu desenvolvimento equilibrado, e estreita a relação entre pais e filhos.

Nas sessões de música para pais e bebés, está presente a estimulação dos sentidos - audição, visão e tato - que, para além de estimularem o desenvolvimento psicomotor do bebé, constituem também uma forma maravilhosa de reforçar a ligação natural pais-bebés.

Nestas sessões os bebés e os pais terão a oportunidade de explorar sonoridades, feitas através de vocalizações espontâneas, de instrumentos musicais e outros objectos, ao mesmo tempo que se promove a comunicação e a interacção mãe/pai-bebé, facilitando assim o processo de vinculação, tão importante ao crescimento e desenvolvimento das crianças.

MUSICOTERAPIA CLÍNICA

Sessões individuais com objectivos específicos tendo em conta as necessidades de cada pessoa. Éum processo terapêutico que pode ser pontual ou semanal, através de técnicas utilizando a música e o som e a interação com o Musicoterapeuta.

A Musicoterapia pode ajudar pessoas que procuram melhorar o seu bem-estar como em situações mais específicas:

> Dificuldades de aprendizagem
> Problemas de comportamento e hiperatividade
> Autismo , deficiências físicas, mentais e sensoriais (visual e auditiva)
> Depressão crónica ou reativa a uma situação pontual
> Patologias neuro-degenerativas (ex: Parkinson, demências)
> Estados de stress e ansiedade (entre outros).